“Pregai sempre o Evangelho e, se necessário, também com palavras.”
S. Francisco
No seu tempo, certamente Francisco resguardava um cuidado ao pensar o estudo intelectual durante a formação dos novos frades. Tinha presente, uma pedagogia pautada nas atividades do cotidiano, na praticidade da vida e na experiência da busca pelo mistério. O modelo pedagógico de Francisco propõe uma formação integral, onde o indivíduo encontra sentido em sua vocação, assumindo sua missão no mundo com coragem e sensibilidade. Todavia estamos nós hoje, nos reavivando continuamente sobre o que Francisco espera de nós educadores.
A educação é um constante caminhar para restaurar valores que, no mundo contemporâneo, podem se perder no individualismo e na indiferença. A proposta de Francisco, tão atual, se apresenta como um antídoto para as inseguranças e desafios sociais, buscando cultivar corações atentos ao bem comum.
Investir-se enquanto indivíduo e encontrar sua própria essência pela responsabilização à vocação e missão, supõe, como ocorre com Francisco, a deixar no mundo uma marca indelével. A educação deve desenvolver e promover a vocação de cada pessoa inserida em diversos territórios físicos e sociais. Utópico ou não, parece ser isso que buscamos para uma educação inspirada no pobre de Assis. Uma educação que seja caracterizada pela ousadia, não contente com a transmissão de conhecimentos desconexos da realidade, mas desejosa de ajudar no despertar de seres humanos que se diferenciam pela coragem, ousadia e criatividade de encontrar uma saída também genuína para sua missão no mundo.
Inspirados pelo exemplo de Francisco, que ouviu o chamado para reconstruir o que estava em ruínas, a educação franciscana caminha para desenvolver indivíduos que se engajem com ousadia e criatividade em suas próprias missões, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Atendendo ao convite do Papa Francisco, que essa abordagem continue buscando a harmonia entre mãos, mente e coração; para promoção de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária.

