Como fermento na massa: um livro pra fazer crescer a educação católica

Como fermento na massa: um livro pra fazer crescer a educação católica

O livro “Como fermento na massa: a missão evangelizadora das Escolas Católicas no Brasil”, lançado em maio de 2024 pela ANEC, reúne relatos de 30 redes de educação católica vinculadas a Congregações e Dioceses, representando uma amostra significativa das mais de 1.000 escolas de Educação Básica associadas à entidade. Cada relato aborda quatro aspectos essenciais do contexto educacional católico: a história da rede, o currículo evangelizador, a vida pastoral e a expansão da identidade católica. O objetivo é mostrar como as escolas católicas promovem o Reino de Deus, conduzindo estudantes, famílias e educadores em um caminho de fé sólido e criativo.

O livro destaca que, ao contrário do “fermento dos fariseus e saduceus” (Mt 16, 6) — símbolo de hipocrisia —, o “fermento” das escolas católicas gera bondade e verdade na vida dos que se conectam a essas instituições. Como autênticas “comunidades eclesiais formadoras de discípulos-missionários”, as escolas católicas no Brasil têm desempenhado, e continuarão a desempenhar, um papel vital no fortalecimento da Igreja no país.

A obra conta com prefácios dos cardeais José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para Cultura e Educação, e Dom Jaime Spengler, cardeal-arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. Ao final, apresenta textos reflexivos e críticos sobre a articulação da educação católica no Brasil.

Este livro tem um imenso potencial para “fermentar” a educação católica no Brasil, inspirando novas gerações de educadores, estudantes e famílias a se comprometerem com uma formação integral, que vai além do conhecimento acadêmico e abraça a espiritualidade e a cidadania. Ao compartilhar práticas e experiências concretas das escolas católicas, ele oferece um modelo que integra fé, ética e valores, reforçando o papel dessas instituições como pilares de transformação social e espiritual. A obra celebra o que foi realizado ao mesmo tempo em que lança uma visão para o futuro, estimulando a reflexão e a inovação pedagógica, para que a educação católica continue sendo um espaço de acolhimento, verdade e serviço ao próximo.

Autoria:

Autor não encontrado