ENTREVISTA EXPERIÊNCIA DE UM PASTORALISTA

Categorias:

ENTREVISTA EXPERIÊNCIA DE UM PASTORALISTA

Entrevista com Juarez Garcia Marques Júnior, licenciado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, Especialista em Ensino Religioso e Educação Especial pela Faculdade Única e Especialista em Supervisão Escolar, pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, atualmente é professor de Ensino Religioso na Educação Infantil e Agente de Pastoral.

E-mail – juareziftm@yahoo.com.br

REVISTA DE PASTORAL: Qual a sua experiência de pastoralista junto a Educação Infantil?

Juarez: Sempre fui muito assíduo em minha comunidade eclesial, atuei por muito anos na Pastoral Catequética, onde tive a oportunidade de ter contato com crianças da faixa etária da educação infantil e depois de encerrar meus estudos do Ensino Médio, ingressei no Curso de Pedagogia, o qual me deu a oportunidade de trabalhar com crianças da Educação Infantil ao final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sou professor a 15 anos, e nesta trajetória profissional tive a oportunidade de trabalhar com crianças, adolescentes e jovens de forma direta como regente de aulas de ensino religioso, onde na educação infantil, meu foco sempre foi desenvolver atividades que levasse a criança dessa faixa etária a conviver e brincar com o seu próximo, a participar de forma objetiva apontado seu ponto de vista, a explorar o mundo que está em sua volta, conhecendo através do outro uma diversidade de valores, a expressar através da música e dança os seus sentimentos e também a conhecer-se e a conhecer o outro.

REVISTA DE PASTORAL: Quais os principais desafios para uma pastoral junto as crianças, as famílias e os professores?

Juarez: Muitas famílias procuram os espaços educacionais confessionais devido a sua tradição, seu compromisso com o desenvolvimento das habilidades que promovem o conhecimento, mas acima de tudo buscam um processo de ensino que proporcione o contato com valores e atividades mais humanizadoras, que complementam a caminhada escolar de seus filhos. Com a globalização e os avanços tecnológicos um dos grandes desafios é trazer o olhar da comunidade escolar (alunos, famílias e colaboradores) para questões mais simples que estão ao nosso redor, que é ver, sentir e cuidar das pessoas que mais precisam. Outro desafio é fazer com que a comunidade escolar veja o Departamento de Pastoral apenas como um ponto de doação, mas que este espaço seja de fato o coração do educandário, levando além dos gestos concretos, mensagens de esperança, ações de voluntariado, que possa de fato realizar a pedagogia de Jesus, que é a pedagogia do amor. 

REVISTA DE PASTORAL: Você percebe que as escolas têm uma efetiva compreensão do que é fazer a pastoral na educação infantil?

Juarez: As escolas têm suas diretrizes, matrizes curriculares, bem estruturadas e definidas. Mas as vezes na prática se confunde ou até mesmo se mistura ações entre Pastoral Escolar e o Ensino Religioso, fazendo com que ambas interfiram no campo de atuação uma da outra. No âmbito da Educação Infantil se faz necessário um repensar pastoral focado nos direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Partindo destas premissas podemos ter uma escola em pastoral na educação infantil interligada entre o conhecimento científico 

REVISTA DE PASTORAL:: Que sugestões você daria para alguém que vai iniciar na pastoral escolar?

Juarez: A função do agente de pastoral está em contribuir para a formação humana e espiritual de todo educandário. O profissional que vai iniciar este trabalho, precisa trabalhar em parceria com a diretoria, a supervisão pedagógica, a orientação educacional… auxiliando, assessorando, acompanhando e participando das atividades escolar. Deve ter conhecimento da diferença entre Pastoral Escolar, Ensino Religioso e Catequese, para que possa realizar o seu trabalho com maior exatidão. A criatividade, conhecimentos teológicos e pedagógicos vão auxiliar o agente de pastoral a propor permanentemente caminhos de experiência dos valores cristãos e de apresentação da pessoa de Jesus Cristo a todos os educandos e colaboradores da instituição.

REVISTA DE PASTORAL:: Qual a relação entre a pastoral e o pedagógico na educação infantil?Juarez: O Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais – DEPAS é um serviço que articula espaços de vivência dos valores humanos, sociais e religiosos e oferece oportunidade de expressão da fé para todos os alunos dentro do ambiente escolar. Através do Projeto Conviver os alunos da Educação Infantil, são motivados em sala de aula através de professores regentes e professores de Ensino Religioso, os quais fazem esclarecimentos sobre conceitos de convivência e respeito, temáticas que constam no programa curricular dos alunos, dentro do campo de experiencia “O Eu, o outro e o nós” e também no programa da Disciplina de Ensino Religioso. Após este trabalho os alunos têm a oportunidade de fazer uma experiencia de convivência em uma creche conveniada com o colégio, a qual eles podem exercer na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Neste contexto a pastoral tem total ligação com a área pedagógica, articulando o desenvolvimento de um processo educacional mais humanizado.

Autoria:

Autor não encontrado