Iluminados pelo convite do Papa Francisco de um Pacto Educativo Global, a equipe de pastoral do Colégio Nossa Senhora da Glória, da cidade de Francisco Beltrão no Paraná, buscou retomar seu Projeto Educativo Pastoral, que mesmo tendo sido escrito antes do Pacto, está estreitamente ligado com a proposta, conforme observa-se no seguinte trecho “[…] buscamos uma educação integral inovadora que potencialize o aluno a desenvolver sua autonomia, valores, relações interpessoais, responsabilidades, conhecimentos, competências e habilidades, fundamentada nos princípios de uma educação para a transformação, conforme a filosofia de Madre Teresa Gerhardinger (nossa fundadora), alinhada às características das gerações atuais e comprometida com a sustentabilidade.”
Diante deste compromisso complexo, a Pastoral Escolar desenvolveu o projeto chamado Ecologia Integral, que tem como objetivo desenvolver ambientes e processos de ensino e de aprendizagem inspirados na concepção de educação integral e nos princípios da ecologia integral, garantindo a formação da consciência crítica e o espírito investigativo.
Enquanto escola católicas contribuímos para a formação de cidadãos que integram uma sociedade que precisa agir de forma imediata para rever as práticas, pensamentos e os sentimentos que levaram o planeta ao cenário de degradação socioambiental que se encontra agora. De acordo com o relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas em 2022, é necessário unir forças para evitar a catástrofe climática.
Tendo como referência os eixos de uma ecologia integral trazidos por Papa Francisco na Encíclica Laudato Si”: sobre o cuidado da Casa Comum, buscou-se aprofundar e compreender o papel de cada indivíduo para a melhoria das relações entre todas as criaturas do planeta nas dimensões ambiental, econômica, social e cultural.
O projeto está sendo desenvolvido nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e finais e Ensino Médio como prática pedagógica interdisciplinar, articulada ao currículo, de modo a garantir os direitos de aprendizagens das crianças e adolescentes, as competências gerais previstas na BNCC e a formação espiritual.
As dimensões da ecologia integral são distribuídas entre as turmas sendo trabalhadas uma em cada ano, possibilitando perpassar por várias dimensões ao longo do ensino, permitindo uma visão mais ampla, sob outro contexto e perspectiva. Por mais que os eixos estejam integrados formando a ecologia integral, em um contexto didático-pedagógico, esta divisão possibilitará dar mais foco em um eixo, contemplando o conjunto de habilidades e competências que já serão trabalhadas no currículo da turma, se aprofundando ao longo do período escolar em todas as dimensões.
Enquanto escolas católicas temos um papel fundamental na promoção de práticas que visam cuidado do ambiente e o fortalecimento de uma consciência ecológica integral. As ações desenvolvidas são importantes não apenas para conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o ambiente, mas também para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e o bem-estar de toda toda a comunidade de seres vivos, humanos e não humanos. Esperamos que todos possamos seguir o chamado do Papa Francisco, assumindo assim a responsabilidade de cuidar do nosso planeta, promovendo uma ecologia integral e uma cultura de solidariedade.

