Sustentabilidade para uma formação integral: planos de ação na Educação Básica via ecologia integral

Sustentabilidade para uma formação integral: planos de ação na Educação Básica via ecologia integral

Economia circular e economia de Francisco e Clara

A economia circular é um modelo econômico inovador que busca redefinir a forma como produzimos, consumimos e descartamos recursos. Ao contrário do tradicional modelo linear de “usar e jogar fora”, a economia circular promove a sustentabilidade por intermédio da redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais. Nesse sistema, os resíduos são vistos como recursos potenciais, incentivando práticas que minimizem o desperdício e maximizem a eficiência no ciclo de vida dos produtos. A ideia central é criar um ciclo fechado, onde os produtos sejam projetados para serem resistentes, reparáveis ​​e recicláveis, contribuindo para a conservação de recursos naturais, a mitigação dos impactos ambientais e o desenvolvimento de uma economia mais resiliente e sustentável.

Diante desse contexto, os estudantes do 9º ano do EF do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim idealizaram projetos investigativos sobre resíduos inspirados na economia circular.  Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de projetos pautados em nos objetivos sustentáveis da ONU, da Agenda 2030: ODS 3 – Saúde e Bem-estar e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis aliados a ideia de pensar problemas sociais locais. Além disso, entende-se que o mundo clama por socorro. Nessa perspectiva, a equipe de Ecologia Integral do Colégio Santa Maria Minas busca incentivar ações em cada unidade de ensino de modo a permitir uma educação voltada para o cuidado da Mãe Terra. 

Uma economia que se deixar inspirar na dimensão profética se expressa hoje em uma visão nova do ambiente e da terra. Não basta fazer uma maquiagem. É preciso pôr em discussão o modelo de desenvolvimento. A situação é tal que não podemos apenas esperar pela próxima cúpula internacional, que pode não ajudar a terra está queimando hoje, e é hoje que devemos mudar, em todos os níveis. (PAPA FRANCISCO, 2019, p.7)

Sob essa ótica, nota-se a urgência em discutir temas ambientais em ambientes pedagógicos. Por isso, os projetos investigativos do 9º ano do ensino fundamental são reflexo da proposta impulsionar o pensamento juvenil sobre a questão da economia circular em Betim e localidades próximas juntamente com a ideia de ecologia integral, ação da instituição em parceria com a pastoral para possibilitar atitudes sustentáveis e na promoção de pensamento mais consciente sobre a manutenção da natureza. Observa-se ainda a necessidade de refletir sobre desafios sociais e ambientais por intermédio do olhar dos adolescentes. 

Por isso, é primordial ações educacionais que propiciem discussões sobre os impactos dos comportamentos dos seres humanos na sociedade, buscando, assim, atender os princípios pedagógicos da BNCC (2018) com a parceria da pastoral para endossar estratégias ambientalista no espaço escolar. Tem-se como ideia, principalmente, estudar sobre os resíduos via perspectiva dos estudantes, como foi apresentado na FEBIC, em que esses escolheram o tecido, os cabos e fios e as roupas do fast fashion. Esses trabalhos foram finalistas, tendo a divulgação do resultado no site do colégio: https://santamaria.pucminas.br/noticias/finalistas-viiifebic/

Sustentabilidade para uma formação integral 

Os projetos investigativos do “Projeto Ciclos” com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental teve como finalidade pensar problemas relacionados à mineração urbana de modo a impulsionar uma atitude mais consciente e sustentável. Os objetivos específicos foram: conhecer sobre mineração urbana; pensar problemas relacionadas à mineração urbana; instigar os alunos a pesquisarem sobre um tipo de resíduo, bem como seu ciclo de vida (origem até o destino final); compreender as causas do problema estudado; criar hipóteses para as possíveis causas do problema; entender as consequências do problema pesquisado; utilizar a plataforma Árvore Livros para fundamentação do projeto com a leitura da revista “Qualé: Tudo isso é lixo”; propor soluções sustentáveis para resíduos urbanos de acordo com Ecologia Integral e apresentar os resultados em feiras científicas externas (FEBIC e UFMG Jovem) e internas.  

Com essas metas, buscou-se um desenvolvimento de projetos aliados ao trabalho de Ecologia Integral promovido pela pastoral da instituição. A pastoral em escolas católicas desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes, indo além do simples ensino acadêmico. Com base nos princípios da fé católica, a pastoral busca cultivar valores, ética e espiritualidade nos alunos. As atividades pastorais incluem celebrações religiosas, momentos de reflexão, orientação espiritual e promoção de ações sociais. Ademais, a pastoral desempenha um papel de apoio emocional, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade escolar unida e centrada em valores cristãos. Este trabalho visa não apenas transmitir conhecimento religioso, mas também formar cidadãos conscientes e compassivos, integrando a dimensão espiritual no ambiente educacional. Nesse caminho, a pastoral foi fundamental para o engajamento dos projetos investigativos, promovendo as propostas de intervenções como estratégias de reflexão e de mobilização estudantil para transformações nos ambientes escolares. Tendo assim uma educação integral que não preze apenas pelo conhecimento, mas, sim, pela preocupação com a natureza. 

Caminhos investigativos para pensamento sustentável: plano de ações, projetos educacionais de pesquisa

Os projetos tem como intenção desenvolver metodologias ativas que permitam a reflexão dos estudantes sobre mineração urbana inspirados na carta do Papa Francisco. Para isso, serão utilizados trabalhos em grupos, sala de aula invertida, pesquisa bibliográfica, discussão do conceito de mineração urbana, registros em diário de bordo, apresentações sobre os projetos investigativos em feiras internas e externas. Essas ações são pautadas na ideia do compromisso do Papa Francisco em que adverte que “O cuidado com a nossa Casa Comum é uma antecipação à redenção futura de Deus. Nossas ações em favor do meio ambiente antecipam e participam nos próprios atos redentores atuais e futuros de Deus em prol de uma nova criação.” (CARTILHA LAUDATO SI’, 2023, p. 45).

Um dos projetos destaque foi ” Economia circular – fios e cabos” que tem como principal objetivo com esse projeto descobrir como e onde descartar os fios e os cabos da maneira correta e como objetivos secundários, identificar a matéria prima presente dentro dos fios e dos cabos, investigar as formas de reutilizá-la e identificar o destino desses materiais após o descarte. Esse trabalho foi premiado na FEBIC/2023, tendo a publicação de um notícia no site da instituição: https://santamaria.pucminas.br/noticias/febic-vii/

Entende-se que os projetos problematizadores via investigação contribuem para um pensamento sustentável em relação ao meio ambiente. O espaço escolar pode propiciar momentos de aprendizagem significativa, desenvolvendo junto com a pastoral um compromisso com a natureza e um cuidar do planeta Terra, uma vez que na economia de Francisco e Clara não espaço para ganância, mas, sim, para educação responsável e integral:

Na economia de Francisco e Clara não há espaço para a ganância, nem para o acúmulo infinito. Nem mesmo para os bilionários. Sim, um mundo sem bilionários e mega-fortuna; porque para acumular bilhões (de dinheiro) é necessário deixar bilhões (de vidas) sem nada. Qualquer um que seja bilionário neste momento poderia começar a compartilhar, por sua própria iniciativa, fora de consciência. (FRANCISCO, 2019, p. 15)

Em suma, compreende-se que os projetos investigativos são uma possibilidade de uma educação voltada para ecologia de modo “ajudar a ressignificar o sentido e a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem que possa levar em consideração o sujeito como um todo integrado. Sujeito esse, que pensa, sente, sabe, e que vive em um planeta onde se compartilha e se vive com outros/as. (CARTILHA LAUDATO SI’, 2023, p.60). Dessa forma, é fundamental para educação com princípios cristãos para buscar uma economia que não destrua o planeta e que preze pelo amor ao próximo e à natureza. 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BACICH, Lilian; MORAM, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. Porto Alegre, 2018.

FRANCISCO, PAPA. A economia de Francisco e Clara: denúncia as violências financeiras e anúncio de economias para o bem viver. Disponível em https://economiadefranciscoeclara.com.br/wp-content/uploads/2023/03/CARTILHA_A5_PORT_V4_01_03_Digital-1.pdf. Acesso em 05 de dez. de 2023

CARTILHA LAUDATO SI’ – Irmãs Franciscanas Bernardinas Província Imaculada Conceição – Brasil | Março de 2023. Disponível em file:///C:/Users/Graciele/Downloads/Cartilha%20Laudato%20Si’%20-%20Irm%C3%A3s%20Franciscanas%20Bernardinas.pdf. Acesso em 05 de dez. de 2023ONU. Agenda 30. Disponível em http://www.agenda2030.com.br/. Acesso em jun. 2020

Autoria:

Graciele Batista Gonzaga

Elaine Cecília de Lima Oliveira