Caderno Referencial de Pastoral da Rede Cordimariana de Educação

Caderno Referencial de Pastoral da Rede Cordimariana de Educação

A missão da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, na educação, nasceu do ideal do Pe. Júlio Maria De Lombaerde, ao fundar a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, em 21 de novembro de 1916, em Macapá-AP, tendo na mente e no coração a formação integral do ser humano. Movido pelo impulso ardente em transformar esta realidade, Pe. Júlio Maria aviva, no coração das pessoas, a esperança e a alegria, que permitem sonhar por meio da educação, fundando a primeira escola cordimariana em solo brasileiro: a Escola Santa Maria. O objetivo é incutir valores e princípios culturais, sociais e religiosos que seriam vitais, como também divulgar o culto a Maria na Compaixão e Misericórdia (PLANO DE PASTORAL – RCE, 2023, p. 04).

As Escolas Cordimarianas, sendo elas sete escolas, atentas ao movimento da época e à sabedoria Divina, solidificam a sua missão como Rede Cordimariana de Educação. Sua missão é “oferecer uma educação integral, comprometida com a Fé e o Saber, à luz do Carisma Cordimariano, contribuindo para a construção de uma sociedade fraterna, justa e sustentável”. Com identidade confessional Católica, desenvolve sua ação educativa tendo como referencial a pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho. No intuito de oferecer uma formação integral do ser humano, busca, em comunhão com a Igreja, assumir uma proposta “pastoral”, integrando a vida e a fé como princípios da vivência cristã. A evangelização como centro norteador da ação pastoral em Rede agrega o ser e o fazer cotidiano, possibilitando experiências de conexão, sintonia, comunhão e fortalecimento deste processo evangelizador, à luz do Carisma Cordimariano, AMAR O MUNDO COM O CORAÇÃO DE MARIA NA COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA.

Pe. Júlio Maria De Lombaerde, Servo de Deus, inspira, constantemente, as escolas cordimarianas: “É PRECISO ACOMPANHAR O MOVIMENTO DA ÉPOCA PARA PODER PROGREDIR”. Faz-se necessário acompanhar o movimento da época para crescer, expandir-se como Escola em Pastoral, ressignificando e alinhando as ações para continuar se aproximando da vida de todos que compõem a escola católica cordimariana.

Somos convidados a evangelizar do jeito de Jesus, junto às crianças, aos adolescentes, aos colaboradores e às famílias, tendo em vista o jeito de ser e fazer de Jesus: olhar com misericórdia e compaixão, escutar com o coração, sentir com a alma, sair ao encontro. Os cadernos referenciais e as atividades estarão sempre em consonância com o fazer pedagógico e o calendário anual da escola, pois a Escola em Pastoral é um movimento constante no cotidiano escolar que visa uma conexão entre o fazer pedagógico e o fazer pastoral, visto que ambos não existem com excelência se não houver uma ação em conjunto. 

Conscientes dos inúmeros desafios de se evangelizar, somos chamados a nos reinventar todos os dias, a organizarmos um planejamento estratégico de evangelização. Atualmente, não se evangeliza só com a boa vontade. Ela é essencial, mas não é o suficiente, por isso, a importância de se construir processos de gestão pastoral que sistematizem e estruturem a evangelização de maneira planejada e intencional.

Em 2021, começamos a reorganizar a Escola em Pastoral da Rede, com momentos formativos, revendo o que já fazíamos, o que poderíamos avançar e apontar metas pastorais e pedagógicas para construirmos um caminho de evangelização. A partir destes três pressupostos avaliativos, iniciávamos uma trajetória que nos permitiu elencar seis (06) projetos que seriam essenciais no cotidiano pastoral das Escolas Cordimarianas que foram transformados em cadernos referenciais. 

Como a Rede tem um carisma mariano, de forma sistemática, optamos por trabalhar inicialmente com o caderno de referência pastoral mês mariano, pois o mês de maio, mês dedicado a Maria, oferece-nos uma riqueza de possibilidades e vivências.  

A Igreja nos apresenta Maria como a primeira discípula, aquela que guardou tudo em seu coração, que tudo contempla e sabe compreender a ação de Deus em seu ser. É preciso contemplar Maria, uma vez que, por meio D’Ela, também somos evangelizados e nos tornamos protagonistas de uma nova evangelização integrada ao processo formativo e educacional do ser humano, buscando, em unidade pastoral entre as escolas, vivenciar um projeto norteador de ações e práticas comuns que alcance a comunidade educativa e local para o fortalecimento e a visibilidade do Carisma Cordimariano em cada realidade.

O Caderno de Referência para o mês mariano estava organizado de forma clara e prática, com objetivos geral e específicos que fundamentam a vivência do Carisma Cordimariano. Apresentava-nos os elementos de identidade como possibilidade de integrar ao processo ensino-aprendizagem, as virtudes cordimarianas, os critérios gerais para a organização do mês mariano nas Unidades. Em sua Metodologia, como o caminho a ser percorrido, constitui um itinerário que concretiza a ação pastoral como meio de evangelização das práticas pedagógicas e pastorais em cada nível: Educação Infantil, Anos iniciais (1º ao 5º Ano), Anos finais (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio; bem como educadores e famílias como parte integrante deste processo evangelizador. 

Com o objetivo em uma ação Pastoral, as Unidades da Rede Cordimariana de Educação contribuíram com a sistematização das atividades previstas para o mês de maio de 2022 e isto seria um recurso de orientação e inspiração para a prática educativa, à formação humana e cristã, à luz da espiritualidade Cordimariana. Era um convite a caminharmos como REDE, a partir de um trabalho unificado, planejado e organizado com a colaboração e participação de todas as Unidades Cordimarianas. 

O primeiro documento em torno de Maria se tornaria cada vez mais valioso, porque trazíamos um carisma mariano. Pe. Júlio Maria, ao fundar a Congregação, foi motivado pela intenção de “tornar Maria conhecida e amada no meio do povo” Artigo, conforme expresso no Artigo 4º das Constituições da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Art.4º, a). Hoje, “este povo” está inserido em cada realidade escolar da missão que somos convocados a assumir. 

A partir desta contextualização, percorreremos alguns aspectos de como aconteceram estas construções. Para a produção do primeiro Caderno de Referência Pastoral, iniciamos por definir o tema e o lema, por meio de um formulário enviado ao Setor Pedagógico e Pastoral das escolas, solicitando sugestões de temas e atividades, que, em seguida, seriam sintetizados. Após a seleção, foram enviadas as propostas para a apreciação e aprovação e, a partir do tema “Maria: ousa, conecta e cuida’, as equipes locais de Pastoral se reuniram para planejar as ações em Rede.

Em seguida, o grupo elaborava uma Carta às Unidades Escolares, comunicando a intenção e a motivação da escolha do tema e as atividades que seriam desenvolvidas pelas instituições cordimarianas, tais como:  

  • Live“Maria: ousa, conecta e cuida”, abrindo o mês mariano, na qual as escolas tinham uma participação direta no momento orante, iluminado pela Anunciação do Anjo, músicas marianas, reflexão sobre a temática com pessoas convidadas.
  • Podcast –  Rezando a espiritualidade mariana semanalmente, cada escola, com uma temática, preparou o episódio a ela correspondente, são eles: 1º) Maria, mulher que ousa, conecta e cuida; 2º) Ser Coração de Maria na compaixão e Misericórdia; 3º) Maria, mulher eucarística; 4º) Amar o mundo com o Coração de Maria. Ao concluírem a gravação, a mesma seria enviada para a equipe do marketing que preparava a edição. Os podcast tinham o objetivo de divulgar o carisma cordimariano de forma orante aos estudantes, aos colaboradores e às famílias.
  • Terço – A oração do terço esteve presente de uma forma devocional, na qual reuniu as famílias para entoar seus louvores e preces a Maria.
  • Coroação de Nossa Senhora – Coroar foi um momento ímpar nas Escolas Cordimarianas. Assim, foi criado um vídeo com representantes dos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, no qual as famílias caminhavam com a coroa pelas escolas e finalizaram coroando Nossa Senhora. 
  • Confecção de cartazes – Por meio de mensagens espirituais das Virtudes Marianas, deixadas pelo Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde, aconteceram momentos de diálogos com os discentes e as mesmas foram divulgadas nas redes sociais e nos aplicativos das escolas.

Dando continuidade às ações planejadas e direcionadas ao propósito de envolver todas as comunidades educativas da Rede, as equipes de cada escola se reuniram para planejar suas atividades locais, enviando para a Superintendência da Pastoral, quando pudemos contemplar a riqueza de atividades em cada escola:

  • Procissão em torno da escola, com alunos e professores conduzindo diversas imagens, e construção dos cantinhos marianos nas salas de aulas.
  • Interdisciplinaridade (Arte, Literatura e História): Os alunos dos 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, Anos Finais, no componente curricular de Arte, realizaram a atividade de expressão artística “Maria: Ousa, cuida e conecta, utilizando-se da linguagem das artes visuais, especificamente, a pintura. Ao traçar uma convergência entre o mês Mariano e o mês das mães, os alunos produziram telas com o tema Maria: mãe que ousa, cuida e conecta, com o propósito de homenagear a figura de Maria como personalidade histórica e simbólica, em toda sua construção teológica cultural, por meio de desenhos figurativos realistas e abstratos. As atividades foram realizadas durante todo o mês de maio de 2022, com a produção e exposição das telas feitas em sala de aula. As obras que mais se destacaram foram selecionadas para compor o calendário anual comemorativo da escola.
  • Show Mariano com a temática: As alegrias de Nossa Senhora para os colaboradores e famílias. Previamente, foram convidadas sete (07) mulheres para representar as alegrias de Nossa Senhora, sete pessoas que cantassem para intercalar entre as alegrias declamadas pelas pessoas convocadas. 
  • Espiritualidade Mariana na Capela da Escola: Semanalmente, uma turminha da Educação Infantil e Séries Iniciais ia à capela realizar uma vivência mariana com histórias, destacando os títulos de Nossa Senhora: Nossa Senhora do Sorriso, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
  • Caixinha das Virtudes: Na sala, foi construído o cantinho de Nossa Senhora com a caixa das virtudes exposta. A professora convida o estudante a ir até a caixa, retirar uma virtude e buscar vivenciar a mesma durante aquele dia.
  • Acolhidas Coletivas: Toda sexta-feira, uma turma, orientada pela professora, preparava, de forma dinâmica, uma história bíblica para ser apresentada para todas as crianças da Educação Infantil e séries iniciais.
  • Paradinha Mariana: Todos os alunos e funcionários, em um dia específico, foram acolhidos pela equipe da pastoral com frases e músicas marianas.
  • Produção de Poesias Marianas: No início do mês de maio, os alunos foram contextualizados, por meio das disciplinas de Ensino Religioso e Interpretação de Texto, sobre a temática do mês mariano, levando a criarem suas poesias.
  • Festival Mariano: Encerrando o mês de maio, cada turminha trouxe uma apresentação, declamação de poemas, músicas cantadas pelas crianças, culminando com a coroação de Nossa Senhora.
  • Homenagens às mães com a temática do mês, na semana de homenagens. Foi realizado um momento de reflexão e oração em torno da temática do mês.
  • Jogo Mariano: Com Maria no cuidado da Casa Comum, produzido pela Editora SM Educação. Por meio de um momento lúdico, foram destacadas as virtudes marianas, levando as crianças da Infância e Adolescência Missionária a pensar no cuidado da Casa Comum com Maria, a partir das virtudes apresentadas.

Passando por este processo de elaboração, no início de 2022, com júbilo e louvor, a Superintendência da Pastoral lançava o primeiro Caderno de Referência Pastoral Mariano, material que iria agregar valores, como identificação da nossa ação pastoral como Rede.

Prosseguindo, as escolas vivenciaram um mês mariano rico de espiritualidade, agora, alinhado em Rede. O convite era registrar os acontecimentos e os resultados. A socialização nos levaria à contemplação orante e celebrativa pela vivência do primeiro Caderno de Referência Pastoral Mês Mariano que foi arquitetado com muita unção e dedicação. Ao observar, todas as ações efetivadas, fomos chamados a avaliar esta primeira atividade em rede, compartilhando destaques, aspectos a melhorar e sugestões para o próximo caderno.

Todas as orientações estavam alicerçadas na experiência com que Maria acolheu o Verbo: na sua simplicidade, na sua compaixão de se deixar tocar pelo sofrimento humano, em sua misericórdia, ao acolher, perdoar e assumir o compromisso de libertação do oprimido (Cf. Art. 7), ou seja, ser Coração de Maria na Compaixão-Misericórdia, deixando com que a sua presença e toda a nossa ação tivessem o perfume da Mãe Educadora, acolhendo-a em nossos corações como uma “seta” indicadora do caminhar educativo das Escolas Cordimarianas, que estão interligadas à pedagogia de Maria, buscando “oferecer uma educação integral, comprometida com a Fé e o Saber”. 

Ao finalizar as vivências deste primeiro caderno, iniciamos, entusiasmados, a preparação e sistematização do segundo Caderno de Referência Pastoral Campanha da Fraternidade 2023, que seguia a mesma ideia de construção, convocando a refletir sobre a fome, a qual a Rede Cordimariana de Educação, em comunhão com a Igreja do Brasil, abraça a causa, tendo como carisma a compaixão e a misericórdia, em que o nosso fundador, ao acolher, perdoar e assumir o compromisso de libertação do oprimido, deixa-nos um legado que nos solicita a abrigar o irmão na tenda da misericórdia, a pulsar o sentimento de compaixão,  diante da dor do irmão em tempos de tantas desigualdades sociais, pois a compaixão e a misericórdia lubrificam a alma humana, colocando-nos em contato com o outro, fortalecendo à comunidade humana com efetiva solidariedade espiritual. 

Este caderno nos induzia a repensar os processos pedagógicos, inserindo as áreas de ensino no processo de evangelização, assim como em todos os setores da escola, assumindo a dimensão social como missão primordial de todos que compõem a escola cordimariana.

Tendo sempre em vista o Carisma Cordimariano, buscamos inspiração na Pedagogia de Maria, o acompanhamento e cuidado, quando ensinou ao seu filho/aluno a compadecer-se, a ter empatia pela dor do outro, é tanto que, na vida adulta, ao olhar a multidão faminta compartilhou pão e peixe, saciando a fome do povo. Nesta perspectiva, preparamos nossos alunos, futuros líderes, a revolucionarem a humanidade, agindo e sendo bons samaritanos da atualidade, expandindo a visão e a sensibilidade. 

A experiência deste segundo Caderno Referencial de Pastoral com alunos, famílias e colaboradores é aquela de estar em sintonia com o apelo do Papa Francisco de cultivar no coração e na ação o “humanismo solidário”, pautado no projeto de Deus, que todos “tenham vida e vida em abundância” (Jo. 10,10). 

Para a concretização deste caderno, realizamos as seguintes atividades: 

  • Podcast: Conexão Espiritual, semanalmente, iluminados pela Palavra de Deus – Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14,16). Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres (Pr 22,9). Felizes as pessoas que têm fome e sede de justiça (Mt 5, 6). Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos (Is 58,7ª) -, eram preparados episódios e compartilhados nas redes sociais.
  • Live com Estudantes Cordimarianos, refletindo sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2023, cantando músicas reflexivas, teatro orante apresentando a realidade da fome, e bate-papo com alunos das escolas cordimarianas. Um verdadeiro protagonismo estudantil.
  • Fórum Estudantil: Cada turma foi dividida em grupos com subtemas voltados para a Campanha da Fraternidade 2023, para a realização do Fórum, de maneira interdisciplinar, envolvendo a Área de Humanas.
  • Criação de Historinha em quadrinhos: Os alunos, dirigidos pela professora de interpretação de textos e a partir do conteúdo estudado na disciplina, foram motivados a trabalhar a fome por meio de historinha em quadrinhos.

Concluída mais uma ação, as escolas se preparavam para registrar e avaliar todos os momentos e enviar para a Superintendência da Pastoral.

Seguindo o caminho de evangelização, daremos mais um passo com a segunda versão do caderno mês Mariano 2023, agora já mais conscientes da missão da Escola em Pastoral e com atividades cada vez mais alinhadas com o fazer pedagógico. Foram programadas várias atividades em Rede, como: 

  • Live de abertura do mês, marco que abre as vivências desta segunda versão, contando sempre com a participação de nossas escolas e convidados. 
  • Concurso Mariano de Poesia, com o tema “Maria, Mãe Educadora” e o lema “Seja Maria o caminho que nos leva a Jesus”, com os subtemas “Seja Maria o caminho que nos leva a um mundo de paz e amor”, “Seja Maria o caminho que nos leva a cuidar da Casa Comum”, “Seja Maria o caminho que nos leva a um mundo de empatia e solidariedade”, temáticas que serão divididas por níveis: 6º e 7º Ano, 8º e 9º Ano e Ensino Médio, respectivamente. Uma ação que será desenvolvida com a Área de Linguagens e Códigos, Ensino Religioso e a Equipe de Pastoral. Para a realização do Concurso, foi elaborado um regulamento para a orientação do mesmo. Foram realizados encontros virtuais para a apresentação do regulamento, alinhando a programação que será executada durante todo o mês de maio. O lançamento será na live de abertura do mês de maio, motivando os estudantes a se inscreverem e produzirem seus poemas e, assim, concorrerem ao primeiro, segundo ou terceiro lugar no concurso. Em um encontro virtual, no dia 31/ de maio de 2023, tem-se a premiação dos vencedores.
  • Charge Mariana. Foi produzida uma charge do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde que contribuirá para divulgar e aproximá-lo das crianças. 
  • Dominó Mariano: De forma lúdica, o dominó traz as virtudes cordimarianas, ajudando estudantes e colaboradores a conhecerem e assimilarem essas virtudes, levando-os a refletirem e a colocarem em prática na sua vida e missão.
  • Vídeo Mariano: O vídeo mariano, com o Magnificat recitado com a participação de uma aluna de cada escola, com o convite a refletir sobre a ação de Maria, ao entoar o canto de gratidão a Deus na sua vida. 
  • Postagens marianas: Semanalmente, são postados os subtemas do concurso de poesia convidando a refletir sobre como Maria nos leva a sermos pessoas que se preocupam com o próximo e com a vivência de valores. 

Maria recebeu de Deus a tarefa de, como mãe, educar seu Filho na escola da fé e da vida, e Jesus podia encontrar nela um modelo a seguir e a imitar e um exemplo de amor perfeito para com Deus e irmãos. Foi por meio da compreensão do projeto de Deus, que Maria ensinou a Jesus: a ética, a moral, a fé, a esperança e o amor. É com esta compreensão que nossas escolas buscam iluminação na Escola de Maria para preparar nossos educandos para a escola da vida.

Partimos para o terceiro caderno que já está em andamento, que será realizado em setembro: A Bíblia na escola. Livro Sagrado que iluminará todas as atividades pedagógicas e pastorais que compõem as escolas cordimarianas.

Cada percurso realizado faz com que o coração arda de amor, entrega e doação para continuarmos a peregrinação das vivências dos cadernos referenciais. Dom Helder Câmara já dizia: “graça maior é persistir na caminhada certa”. Esta é a certeza que temos de que estamos no caminho certo, tornando as nossas escolas, cada vez mais, espaços de missão para que todos sejam agentes de evangelização.

Persistir é confiar, acreditar, é reinventar-se e seguir a partir das orientações do tempo presente e aquelas que nós acreditamos e estão nas estratégias e, portanto, crescermos como Escola em Pastoral. Seguindo esta certeza e em cada produção e realização dos cadernos, sentíamos a alegria de expandirmos como escola em pastoral, reavivando a luz para continuarmos o processo de vivência dos cadernos. 

Autoria:

Ir. Regiane Maria do Nascimento

Humberto Herrera