Experiência da coleção “Identidade” da Rede ESI (Scalabrinianas) na Educação Infantil

Experiência da coleção “Identidade” da Rede ESI (Scalabrinianas) na Educação Infantil

A Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada – nasce pela necessidade de olhar os desafios da educação de uma nova maneira, com a missão de responder aos apelos ao carisma. A educação é uma das dimensões específicas da missão e tem por objetivo incidir na sociedade aliando o conhecimento acadêmico à formação para a vivência dos valores cristãos e à formação de consciência sobre a migração. No desejo de partilhar o dom do carisma, a Rede ESI se propõe a responder aos desafios da missão educativa. Esta proposta educacional concretiza o sonho do Bem-aventurado Scalabrini, do Venerável Padre Marchetti e da Bem-aventurada Assunta Marchetti, que vislumbram na educação uma possibilidade de desenvolvimento humano e cultural, por meio da compreensão de si mesmo, do outro, do cosmo e da transcendência.

A partir desse Carisma Scalabriniano, atendendo aos apelos das migrações e em consonância com as exigências da educação, surge a “Coleção Identidade”, um material que tem por objetivo trabalhar o processo de evangelização no espaço escolar da Rede ESI, através deste material lúdico se trabalha a questão da espiritualidade e valores da Congregação das Irmãs Scalabrinianas nos ambientes escolares, como também nas famílias das crianças.

A Coleção Identidade tem por objetivo contribuir com a missão educativa das Escolas Scalabrinianas, de promover uma educação de excelência na diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos. Esta obra apresento um livro para os Estudantes e outro para Orientação dos professores. Esta Coleção nos traz em seu contexto a história da: Turma do Bem, representada pela imagem de quatro crianças migrantes de diferentes países: Luca, Kito, Yani e Ajala; e também do menino Cauã, brasileiro. Cada um traz consigo as riquezas e as diversidades da sua região. A troca de conhecimentos, as culturas, as experiências, as descobertas e as boas atitudes fazem parte destes personagens que surgem como um exemplo cativante aos nossos queridos educandos.

Por meio desse material norteador, propiciamos aos educandos, pelo exemplo das boas ações uma formação de excelência na diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, com os valores morais e cristãos.

No livro de 4 anos, se trabalha a perspectiva da alegria e do prazer das ações e dos gestos e sensações, do que os conceitos dos valores e princípios. Já no livro de 5 anos, prossegue-se com a história “A Turma do Bem”, explorando os costumes dos países de origem de cada personagem e conhecendo um pouco mais da vida da Bem-aventurada Madre Assunta Marchetti e do Padre José Marchetti, cofundadores da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo.

A Educação Infantil é um período para sensibilizar e criar vínculos com as famílias, um período de fantasias e ações imitativas, onde o educando poderá ser um influenciador de modo permanente e poderoso para formação do seu caráter e desenvolvimento como indivíduo ativo na sociedade. 

Neste contexto o Colégio São Carlos, Caxias do Sul, e o Colégio Scalabrini, Guaporé, ambos situados no RS, compartilham as experiências com a Coleção Identidade no ambiente escolar através de suas práticas pedagógicas com as professoras convidadas: Taciana Garcez e Claudia Cavali Toigo, educadoras da Educação Infantil.

A educadora Taciana Garcez relata que a utilização da Coleção Identidade dentro da sala de aula oportuniza aos educandos um contato direto com mundos diferentes, pois ao utilizar a Turma do Bem consegue oferecer as crianças uma diversidade muito ampla de informações, culturas e ações positivas. Através do exemplo destes personagens, a criança é incentivada a respeitar as individualidades e as diferenças de cada um, sendo estimulada continuamente a construção de valores praticando-os no seu dia a dia integrando a fé a sua vida e família. Ações negativas como exclusão, egoísmo, indiferença vão dando espaço a ações de acolhimento, solidariedade, respeito e comunhão. As crianças vão aprendendo a se expressar, nomeando os seus sentimentos e relatando exemplos que fazem parte do seu cotidiano, mostrando assim um pouco daquilo que trazem como bagagem cristã e de valores morais da sua própria família.

Comenta ainda, que nas rodas de conversa e nos momentos de oração na capela, a criança vai se sentindo cada vez mais segura e assim começa a expor verbalmente exemplos de condutas positivas e fundamentais para a sua formação como ser humano. De forma natural e não intencional elas trazem exemplos comparativos com aquilo que é trabalhado através da Coleção Identidade, por exemplo, o relato de ajudarem um morador de rua doando-lhe roupas, assim como Padre Marchetti fazia ajudava as pessoas que vinham de outros países e ficavam pela rua, ou ainda, a doação de alimentos a quem precisa.

A educadora Claudia Cavali Toigo menciona projetos como: “Scalabrini e o Mundo- 100 anos construindo um mundo melhor” que teve início com uma história “Super Heróis Scalabrinianos” contando alguns aspectos da vida do Bispo Dom João Batista Scalabrini e as boas ações que desenvolveu juntamente com o Padre José Marchetti e sua irmã Madre Assunta Marchetti, tornando-os Super Heróis Scalabrinianos, pois encontraram seus poderes no potencial amoroso de seus corações a partir da fé, da força de vontade, da determinação, da esperança, da aceitação e da acolhida do Carisma “o serviço aos migrantes”, do respeito às diferenças individuais, da itinerância, da solidariedade, da comunhão na diversidade e da esperança. Neste projeto as famílias dos educandos, os professores e comunidade escolar, vivenciaram concretamente os valores scalabrinianos, no colégio e em casa, contribuindo com a comunidade Guaporense com a Instituição do Lar dos Idosos Santa Rita, onde foi possível ouvir e acolher a história de cada idoso, cantar, dançar, partilhar o lanche, conhecer as dependências do Lar, fazer doações de alimentos e, agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer o Lar dos Idosos e, fazer a diferença na vida de cada um que lá vive.

Também menciona a experiência significativa desenvolvida na Páscoa em que as crianças da turma da Educação Infantil, realizaram a receita de biscoitos no formato de símbolos pascais, decorados com arte e embalados adequadamente com dedicação; na família confeccionaram um cartão para ser oferecido para as meninas da Instituição Lar da Criança Primo Palmira Pandolfo. Em visita ao Lar, nos acolheram com alegria, partilhamos os biscoitos, fizemos a entrega de um cartão para cada menina; houve um momento para a contação de histórias, canções e brincadeiras.

As educadoras acreditam que utilizar a Coleção Identidade em sala de aula com as crianças é um privilégio por se tonar parte do processo de ensino aprendizado baseando-se nos princípios cristãos.

Referencia 

DITLEF, D; CALES. R.; KLUCK, C. Identidade – Educação Infantil 01 (revisado), Belo Horizonte: Dandelionn, 2019.

DITLEF, D; CALES. R.; KLUCK, C. Identidade – Educação Infantil 02 (revisado), Belo Horizonte: Dandelionn, 2019.

FERREIRA, Janete Aparecida (Org). Diretrizes de Pastoral Escola Scalabriniana. Curitiba: Positivo, 2018.

Autoria:

Taciana Garcez

Cláudia Cavali Toigo